sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Reforma Política



                                                       

  Reforma política, foi uma das solicitações feitas pelos Manifestantes das jornadas de junho de 2013, eram Rasteg, placas e twitaço, feito por diversos estudantes, e por toda sociedade civil, para quem ainda não sabe, no BrasilReforma Política é o nome dado ao conjunto de propostas de emendas constitucional e PC's da lei eleitoral com fins de tentar melhorar o sistema eleitoral nacional, proporcionando, segundo seus propositores, maior correspondência entre a vontade do eleitor ao votar e o resultado final das urnas.
  Os Diversos movimentos sociais (Sindicado, organizações estudantil e outros), começaram a reformular as pautas das ruas, o que significou perguntas nas redes sociais, capas de jornais, e abertura de jornais locais e nacionais, a própria presidenta sugeriu um chamado plebiscito,Hoje em dia, o plebiscito é convocado antes da criação da norma (ato legislativo ou administrativo), e são os cidadãos, por meio do voto, que vão aprovar ou não a questão que lhes for submetida, neste caso as diretrizes que irão conter na reforma política!
Se eu não me engano nas proposta de reforma politica estão contidas os seguintes  itens:
  1. Sistemas eleitorais
  2. Financiamento eleitoral e partidário
  3. Suplência de senador
  4. Filiação partidária e domicílio eleitoral
  5. Coligações
  6. Voto facultativo
  7. Data da posse dos chefes do Executivo
  8. Cláusula de desempenho
  9. Fidelidade partidária
  10. Reeleição e mandato
  11. Candidato avulso

Logo ficá a pergunta que reforma politica eu quero? como irão tratar esse plebiscito? o que os parlamentares estão achando dessa ação?E os movimentos sociais? Ficaremos sem resposta por alguns segundos, sou de acordo ao plebiscito e de extrema urgência! #FicaDica#ReformaPolitica#Plebiscito#TodoMundoJuntoVotando



Nenhum comentário:

Postar um comentário